Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura

Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura


No passado dia 30 de Abril, reuniram-se 116 trabalhadores na Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura. Foram aprovados a Constituição do Sindicato, com 110 votos a favor e 1 voto contra, e os seus Estatutos, com 109 votos a favor e 2 votos em branco.
Foi também eleita a Comissão Instaladora do SINTARQ, com 109 votos a favor e dois votos em branco.

Os Estatutos, a lista de membros da Comissão Instaladora e a acta da Assembleia estão disponíveis para consulta na secção de documentos do site.

As pré-inscrições estarão brevemente disponíveis.

Junta-te ao SINTARQ! Por trabalho digno e com direitos!

Convocatória

Vem Fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura!
Junta-te às centenas de trabalhadores em arquitectura que ao longo do último ano tomaram parte deste processo de construção do primeiro Sindicato de todos os Trabalhadores em Arquitectura.
É hora dos trabalhadores em arquitectura terem uma organização que os defenda e um espaço de união, solidariedade e reivindicação, por trabalho digno e com direitos.

Dia 30 de Abril, entre as 15 e as 19 horas no Auditório da Casa Sindical da União de Sindicatos do Porto.

Votaremos:
- a Constituição do Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura;
- os Estatutos;
- a Comissão Instaladora.

Há boleias organizadas de Lisboa, Braga, Guimarães e Viseu. Assim como alojamento solidário no Porto e convívio depois da Assembleia com comes-e-bebes. Entra em contacto connosco.
No 1° de Maio saímos juntos à rua, seremos Sindicato!

O Regulamento da Votação da Assembleia Constituinte, assim como o projecto de Estatutos, a lista para a Comissão Instaladora, tal como demais documentos, serão distribuídos por email e disponibilizados na própria Assembleia em versão impressa.



O 1º Artigo da proposta de Estatutos define os critérios de participação na Assembleia Constituinte:

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura, que adopta a sigla SINTARQ, é a associação sindical constituída pelos trabalhadores do sector privado ou do sector social e cooperativo nele filiados, que exercem a sua actividade Arquitectura, Arquitectura Paisagista e/ou Urbanismo, nas vertentes de: projecto; planeamento; gestão; fiscalização; desenho ou modelação em meio físico ou digital; produção; investigação/investigação e desenvolvimento; formação; documentação/arquivo; produção cultural e curadoria; consultoria, sem prejuízo de outras áreas que possam existir, sejam criadas ou reformuladas; ou que que tenham exercido actividade no âmbito de representação do Sindicato nalgum período dos últimos três anos.

Jornal Público, edição de 15 de Abril de 2022